domingo, 29 de junho de 2014

Coraline - Neil Gaiman


Sinopse:
No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Foi um livro escolhido despretensiosamente. Estava lá, no kindle, e eu precisava ler algo que não tivesse relação com os estudos. Foi assim que o abri, e não me arrependi. Alguém disse sobre esse livro: “É um bom livro para crianças.... Se elas forem filhas do Tim Burton!” Quando li, não só confirmei o comentário, como achei justo. É esquisito, excêntrico, fascinante como só uma obra do Neil Gaiman consegue ser. E assustador, porque se não tiver tensão, também não tem graça. Uma menina, Coraline (sempre confundida com Caroline), se muda com os pais para um antigo apartamento. Seus vizinhos são: duas antigas atrizes que tem alguns cachorros e um senhor (que acham que é maluco) que treina ratos para montar um circo. Ela, como boa exploradora, vasculha todos os lugares possíveis para achar diversão, já que seus pais estão sempre muito ocupados para brincar com ela. Ao entrar no único cômodo da casa que ninguém vai, ela encontra uma porta, e sua mãe lhe diz que não tem nada ali, só uma parede. E de fato, quando elas abrem só se vê a parede. A partir daí coisas acontecem. Depois de um chá com as atrizes, elas lhe revelam que está em perigo e lhe dão um presente. Uma sombra sai do lugar onde esta a porta durante a noite. Coraline, ao investigar, descobre que já não há mais uma parede, mas sim um túnel. E o que ela encontra do outro lado, é assustador. É tudo igual. Ou parece ser. Mas, sua mãe e seu pai “do outro lado”, tem botões no lugar dos olhos. E isso nem é a coisa mais estranha desse lugar. De início, ela consegue transitar entre os mundos, com sua outra mãe sempre mostrando o quanto o lado depois da porta é melhor e mais divertido que o lado onde ela mora. Ela até se diverte, mas logo descobre que para ficar, tem que pagar um preço, e Coraline começa a entender que as coisas não são boas como parecem. Ela volta para casa, mas descobre que seus pais de verdade desaparecem. E abe o que tem que fazer para recuperá-los. Com algumas maçãs, um gato preto como companheiro e o objeto dado pelas atrizes, ela volta para o outro lado, e começa sua maior aventura. Resumidamente, é uma história daquelas bem fantasiosas, com criaturas mágicas e más, e crianças que desvendam o mundo, os personagens são cativantes, e o desfecho é muito bom. Coraline entende que as pessoas de verdade são boas como são, e que ter todos os desejos realizados pode trazer mais problemas do que diversão. Resenha por: Jaqueline Almeida (Psiquê Noir: http://psique-noir.blogspot.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário